Dia Mundial Sem Carro
NotíciasVocê já observou quantas pessoas por carro circulam no trânsito da Capital? Segundo matéria publicada em agosto pelaCBN Diário, a média de ocupação em Florianópolis é de 1,29 pessoas por veículo. Não é à toa que somos nacionalmente conhecidos por ter um dos piores trânsitos do país. Levando em consideração aspectos como frequência de congestionamentos, segurança das ruas e qualidade da infraestrutura, os usuários do aplicativoWazeavaliaram o trânsito de Florianópolis com nota 3,98 - sendo 10 a avaliação máxima.
Os debates em busca de soluções para melhorar a mobilidade urbana nos grandes centros são frequentes e trazem um discurso em comum: o estímulo ao uso do transporte coletivo nas rotas do dia a dia. Vejam que dado interessante divulgado pelo blog Check my Bus: se 90 pessoas (capacidade máxima de um ônibus convencional) optassem por utilizar o transporte coletivo, cerca de 130 kg de gás carbônico deixariam de ir para a atmosfera. Numa conta rápida, levando em consideração o número de pessoas por carro em Florianópolis, 1 ônibus convencional equivale a 69,7 veículos a menos no trânsito. Impressionante, não é mesmo?
Para que mais pessoas embarquem nesta ideia, estamos investindo constantemente em inovações para melhorar a experiência dos usuários do transporte coletivo e a eficácia da rede de linhas convencionais e executivas operadas pelo Consórcio Fênix. O Floripanoponto está mudando a forma como a população organiza seus horários e rotas cotidianas. A frota está em processo de renovação, com novos veículos que proporcionam mais conforto e segurança aos usuários e menos danos ao ambiente.
Em setembro, cidades do mundo todo celebram o Dia Mundial Sem Carro (22/09), marcado por reflexões sobre os efeitos negativos do uso excessivo do automóvel. A proposta é simples: e se você, nesse dia, deixasse o seu carro ou moto na garagem e experimentasse uma nova maneira de se locomover pela cidade, seja de ônibus, a pé ou de bicicleta? Fica o convite: a cidade, a mobilidade urbana e o meio ambiente agradecem!