Máscaras de tecido: dicas para uso e higienização
NotíciasDesde abril, aPrefeitura de Florianópolis tornou obrigatório o uso de máscaras de tecido para todos que precisarem sair de casa. Segundo o Ministério da Saúde, as máscaras servem como medida adicional na prevenção contra o contágio do novo coronavírus, sendo tão importantes quanto a lavagem frequente das mãos com água e sabão, etiqueta da tosse, distanciamento e isolamento social.
Ainda de acordo com o Ministério, estudos científicos demonstraram que o uso de qualquer tipo de máscara, mesmo as caseiras, impede a disseminação do vírus pelo contato com gotículas. Para que as máscaras cirúrgicas não fiquem escassas para os profissionais de saúde, a orientação é que a população assintomática utilize máscaras de tecido, que são eficazes desde que sigam as seguintes recomendações de confecção, uso e higienização.
- Os tecidos recomendados para confecção são tecido de saco de aspirador, pano de prato, cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%), tecido 100% algodão, fronhas de tecido antimicrobiano, fronhas comuns de linho, cachecol e lenço.
- As máscaras de tecido não devem ser compartilhadas, são de uso estritamente pessoal.
- Higienize as mãos antes de colocar e também antes de retirar a máscara, sempre usando os elásticos e não tocando no tecido.
- A máscara deve cobrir completamente o nariz e a boca e não deve ser tocada durante o uso. Se precisar ajustar, faça isso com as mãos limpas e usando os elásticos laterais.
- Utilize a máscara por no máximo 2 horas. Após este período ou caso ela fique úmida, substitua por uma máscara higienizada.
- Após retirar a máscara, lave as mãos e higienize a peça imediatamente. Se estiver fora de casa, coloque a máscara em uma sacola plástica bem fechada e lave o mais breve possível.
- Para higienizar, lave a máscara com água e sabão, enxágue e deixe a máscara imersa em solução com água sanitária (10 ml de água sanitária para 500 ml de água) por 30 minutos. Enxágue com água corrente e deixe secar em local arejado.
- Para mais orientações sobre o uso da máscara ou caso você apresente quaisquer sintomas de coronavírus, entre em contato com oAlô Saúde Floripa pelo 0800-333-3233.