Encontro Empresarial debate o caos na mobilidade urbana
NotíciasEncontro Empresarial debate o caos na mobilidade urbana
Representantes do Consórcio Fênix participaram de evento promovido pela Aemflo e CDL de São José
O ônus social e econômico com a falta de mobilidade urbana foi o tema do encontro da última quarta-feira (25), promovido pela Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e Câmara dos Dirigentes Lojistas de São José (Aemflo/CDL-SJ) com representantes do Consórcio Fênix, responsável pelo transporte coletivo na Capital. Victor Alexandre de Souza, vice-presidente de Relações Institucionais da Aemflo/CDL-SJ, destacou a importância do evento para debater este que é um dos principais entraves para o desenvolvimento dos municípios e qualidade de vida do cidadão.
O Consórcio, representado pelos empresários Gildo Formento, Roger Silva e Aldo Rocha, Anderson Nazário (assessor jurídico), Waldir Gomes (presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano da Grande Florianópolis - Setuf) e do gestor técnico Marcos Lopes, expôs a nova realidade do setor na capital, após a licitação, que introduz importantes avanços aos usuários e segurança jurídica à operação. “Não há outra solução para a mobilidade senão o transporte coletivo”, reforçou Gildo Formento. “Florianópolis tem uma das menores taxas de utilização de ônibus no país e uma das maiores médias de veículo por habitantes – 1 para cada 2,3 –, sem contar os carros de turistas e vindos de outros municípios”, observou Waldir Gomes, presidente do SETUF. “O envolvimento dos empresários representados pela Aemflo/CDL-SJ gera uma expectativa muito promissora por soluções de curto e médio prazo”, reconheceu Formento.
O Consórcio Fênix também apresentou o projeto SAO, composto da instalação de um moderno sistema de ITS (Inteligent Transport System). Conforme observado por Marcos Lopes, "o SAO vai elevar a relação de passageiros, Poder Concedente e operadores a um novo patamar de integração", comenta.
Foto: AEMFLO e CDL-SJ